quinta-feira, 23 de outubro de 2008

TRABALHO DE FORÇA - EXERCÍCIOS - PARTE 1

EXERCÍCIOS PARA OS MÚSCULOS EXTENSORES DO TRONCO: Músculos que bem trabalhados permitem ao jogador estabilizar e reforçar todo o sistema das fintas e mudanças de direcção, são eles: grande dorsal, grande dentado, espinhoso do tronco, quadrado lombar, etc.
EXERCÍCIOS PARA OS MÚSCULOS DOS OMBROS (trabalho fundamental): Músculos da potência e direcção do remate, são eles: deltóides, trapézio, grande peitoral, grandes dorsais, etc.
EXERCÍCIOS PARA OS MÚSCULOS FLEXORES E EXTENSORES DO BRAÇO E ANTEBRAÇO: Chamados os músculos da finalização do remate e do desarme e completam o trabalho da folha anterior, são eles: bicípite braqueal, tricípite braqueal, ancoóneo e os deltóides.


EXERCÍCIO DE PRONAÇÃO E SUPINAÇÃO DO ANTEBRAÇO: feitos com o atleta sentado - em tensão - para potenciar os músculos do antebraço e da mão, usados quer por jogadores de campo, bem como os guarda-redes (músculo das fintas e do desarme). Movimentos feitos com as massas de rítmica para dar mais potência aos músculos do antebraço na pega do stick, também serve para o trabalho dos guarda-redes.


EXERCÍCIOS PARA OS MÚSCULOS DO ANTEBRAÇO E DA MÃO: Músculos principais flexores e extensores dos dedos - presidem ao domínio e preensão do stick e colaboram na fialização e direcção do remate. Músculos potentes, melhores desarmes, também.


Fonte: Prof.: Fernando Luís, in "Os árduos caminhos para a vitória".

Sem comentários: