segunda-feira, 27 de outubro de 2008

TRABALHO DE FORÇA - EXERCÍCIOS - PARTE 2

EXERCÍCIOS PARA OS MÚSCULOS FLEXORES DA COXA: Que intervém na acção do arranque (fase frenante), são eles: psoas ilíaco, tensor da fascia lata, pequeno e grande adutor, quadricípite femural, recto-femural, pectíneo.

EXERCÍCIOS PARA OS MÚSCULOS EXTENSORES DA COXA: Que intervém na fase do arranque propriamente dito e são eles: grande glúteo, semimembranoso, semitendinoso, piriforme, bicípite femural, grande adutor (ramo ísquio-púbico), quadrado do fémur.

CIRCUITO ESPECÍFICO PARA AS ARTICULAÇÕES INFERIORES: Circuito elementar diversificado distinguindo-se do circuit-training clássico, pois apresenta resistência menor e exercícios para melhorar sobretudo a resistência e a rapidez, que se protagonizarão mais no tempo de execução e no aumento da intensidade.
Há várias formas de o executar: com 12 ex.s (circuito grande); 8 ex.s (médio); 6 ex.s (pequeno), feitos sem tempo de repouso durante a execução dos ex.s e sem pausas entre as séries.

EXERCÍCIOS PARA OS MÚSCULOS FLEXORES DO TRONCO: Músculos que presidem à fase final do remate e afundos para cortes e desarmes do adversário, são eles: recto abdominal, oblíquos, transverso, pequeno e grande psoas.

Fonte: Prof.: Fernando Luís, in "Os árduos caminhos para a vitória"

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