sexta-feira, 26 de maio de 2017

HÓQUEI EM PATINS - COMO FILMAR UM JOGO – DICAS E RECOMENDAÇÕES

Texto retirado de Video Observer Blog - AQUI

Especificações da câmara
Em primeiro lugar, recomendamos vivamente uma câmara HD. Porquê? Porque permite ter uma resolução (o tamanho do vídeo, digamos) de 720p ou 1080p. Esta resolução vai permitir ter uma melhor qualidade de imagem e desta forma,  uma melhor compreensão das acções no campo. É fundamental ter um vídeo de qualidade, e estas questões têm de ser pensadas e tratadas a priori, dado que depois de filmar não é possível aumentar a resolução, apenas diminuí-la. Assim, uma definição HD (720p ou 1080p) é a mais indicada para obter um vídeo de qualidade, e praticamente todos os monitores transmitem em HD. Filmar em HD permite-lhe levar a análise de jogo um passo à frente. 

Ângulo e posição da câmara
Quando filma o jogo precisa de estar preparado para o fazer de diferentes maneiras de acordo com as suas necessidades. Se quiser uma análise táctica de uma equipa ou uma análise individual para scouting é necessariamente diferente – se estiver a fazer uma análise táctica precisa de estar numa posição mais alta (ângulo aberto) comparando com uma análise individual em que precisa de estar numa posição mais baixa no campo  (ângulo fechado).  

Ângulo aberto
Maior área coberta no campo; Menor necessidade de bascular a câmara para seguir a jogada; Visão mais alargada da jogada; Zoom requer menos ajuste; Melhor percepção táctica; Melhor percepção da decisão colectiva.

Ângulo fechado
Foco numa área do campo menor; Maior necessidade de bascular a câmara para seguir a jogada; Maior foco no centro da jogada; Zoom requer mais ajuste; Melhor percepção da técnica; Melhor percepção da decisão do jogador.

De acordo com a posição que escolhe para gravar o jogo – central, lateral ou atrás da baliza – é importante perceber que cada uma tem os seus prós e contras.  

Posição central
Percepção igual de ambas as metades do campo; Mais fácil bascular a câmara para seguir a jogada; Melhor controlo do zoom.

Posição lateral
Um dos lados tem a filmagem de lado, o lado contrário vê-se o jogo mais de costas; Uma das metades do campo tem melhor visão, a outra metade precisa de mais Zoom; Precisa de maior controlo do zoom quando a bola está no lado contrário.

Posição atrás da baliza
Melhor percepção da largura; Profundidade mais difícil de perceber; Precisa de maior controlo do zoom quando a bola está no lado contrário.

Análise táctica (ângulo aberto) 
- Precisa de estar numa posição mais alta e central para poder filmar o maior número de jogadores possível – isto permite perceber melhor o comportamento colectivo;
- Permite uma basculação mais reduzida, o que melhora a qualidade da filmagem;
- Como a câmara está tão afastada é mais difícil perceber os detalhes técnicos do jogador;
- Zoom in/out – é importante fazer zoom quando a bola está no lado contrário da câmara, mas mantendo a noção de que o ângulo tem de ser aberto e não fechado.

Análise individual (ângulo fechado) 
- Uma posição mais baixa permite uma melhor percepção do detalhe técnico do jogador para melhor entender a sua interacção com o que o rodeia;
- Esta posição não permite uma perspectiva colectiva, também importante para perceber o comportamento do jogador;
- A basculação e o zoom in/out é mais difícil de controlar e manter fluído.

 

Dicas


Tripé
Para fazer uma boa basculação é importante ter um bom tripé, com peso suficiente para suportar as condições de filmagem. Pode adicionar algum peso ao tripé numa das pernas ou na coluna central para dar mais equilíbrio e amortecer as vibrações. Uma boa pega com um bom sistema para apertar ajuda a controlar a tensão. Deve ser criada alguma tensão para que não se mova demasiado a câmara, mas deve ser uma tensão suave o suficiente para ser fácil perceber a continuidade da jogada.

Controlo da filmagem 
Para dar um salto qualitativo na sua filmagem deve em primeiro lugar acompanhar o jogo pelo monitor LCD. É difícil manter o foco, especialmente quando há emoções envolvidas. É importante ser o mais profissional possível para que a análise pós jogo seja a mais acertada possível.

Espaço morto
Outro aspecto a ter em atenção é o “espaço morto”, que significa excesso de campo sem jogadores. Para evitar o espaço morto deve orientar a câmara na direcção do ataque para captar mais jogadores e mais aspectos para analisar.
  
Prever as acções seguintes e a direcção do ataque
Para fazer um acompanhamento suave da jogada, quem filma o jogo deve prever o próximo passo de acordo com o que está a acontecer. Isto vai permitir o controlo da filmagem.  

Bola no meio
Tente também evitar filmar demasiado para lá da linha lateral e mantenha a câmara a filmar o campo, o máximo possível.
Lembre-se também, a bola é o centro a maior parte das vezes. 

Como na maioria das coisas, a prática leva à perfeição. Tenha isso em mente e não se preocupe com os erros. Tente apenas continuar em frente e procurar sempre melhorar. 

FONTE: Video Observer Blog in http://blog.videobserver.com/como-filmar-um-jogo-especificacoes-da-camara-angulo-e-posicao/?lang=pt-pt


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