quarta-feira, 17 de maio de 2017

OS MELHORES EXERCÍCIOS PARA OS JOVENS ATLETAS DE HÓQUEI EM PATINS


Ao longo dos últimos tempos temos acesso a um interminável número de exercícios para os treinos do jovem praticante de hóquei em patins. Exercícios de vários quadrantes e com vários objetivos.
Temos exercícios padronizados, exercícios adaptados à realidade de cada jovem praticante e exercícios que visam um melhoramento coletivo da equipa onde está inserido o jovem praticante de hóquei em patins.
Independentemente de tudo isso, em nosso entender há uma lacuna em muitos desses exercícios. Chamamos-lhe lacuna, mas não temos a certeza se esse é o termo correto a aplicar. Lacuna que em nosso entender, independentemente do objetivo do exercício ou dos exercícios, está diretamente relacionada com o facto desses mesmos exercícios aplicados darem sempre uma resposta prévia ao jovem atleta e limitarem aquilo que o atleta nos “pode dar”.
Ou seja, aplicam-se os exercícios, mas antes mesmo do jovem praticante o executar, já se está a dar a resposta desse mesmo exercício ao atleta. Não se deixa o jovem atleta quase pensar e decidir perante os obstáculos que se lhe colocam.
Pensamos que os melhores exercícios são aqueles que colocam “obstáculos” aos jovens atletas e que os “obrigam” a dar uma resposta ou solução ao treinador. A partir dessa resposta do jovem atleta, o treinador “molda” o exercício em conformidade com os objetivos que pretende atingir, sem nunca “bloquear” a “resposta” do jovem atleta. Normalmente a resposta do atleta é um medidor da sua própria evolução.
Em nosso entender, esses são os melhores exercícios que podemos dar aos jovens praticantes de hóquei em patins. O treinador coloca o exercício, explica sucintamente o que pretende e antes de dar respostas aos atletas e padronizar essas mesmas respostas, aguarda pelas respostas dos próprios atletas.
Esta forma de planear e atuar no treino por parte do treinador, será sempre a melhor forma de fazer os seus atletas evoluírem na modalidade. À medida que os atletas vão dando essas respostas, cabe ao treinador colocar novas dificuldades e voltar à aguardar pelas novas respostas dos atletas.
Para quem estava à espera que dispuséssemos uma panóplia de exercícios de hóquei em patins para os jovens atletas de hóquei em patins (gratuitamente), fizemos mais, dispomos a melhor forma de conseguirem os melhores exercícios para os vossos atletas, em nossa opinião.


Opinião pessoal de Hélder Antunes

Sem comentários: